Diversas vezes já ouvi reclamações de pessoas insatisfeitas com seus computadores que, possuem processadores de última geração, vários Gigabytes de memória, placas de vídeo de alto desempenho, alta capacidade de armazenamento de dados, entre outros, porém com a velocidade de inicialização e execução de programas lenta, logo acabam se arrependendo e achando que gastaram dinheiro à toa. Neste caso, como fazer para aumentar a velocidade do equipamento?
A resposta que dou é muito simples. Compre um SSD. Já tive a mesma dúvida e fui orientado a isso e não me arrependi.
O SSD, a grosso modo, é um dispositivo com o mesmo objetivo do HD, mas com algumas diferenças e a principal é que, o SSD tem um circuito integrado (eletrônico), já o disco rígido convencional, pode-se dizer que, trabalha de uma maneira mecânica, tornando-o mais lento.
Quais as vantagens e desvantagens?
Bom, claramente a principal vantagem é o aumento considerável na velocidade geral dos programas. Além disso, ele opera de maneira silenciosa, é seguro e confiável, pela resistência a choques físicos.
Em contrapartida o custo desse dispositivo é elevado e a capacidade de armazenamento menor. Quanto mais alto o armazenando, mais alto é o preço que, pode facilmente, ultrapassar os mil reais.
Mas, existe uma alternativa que reduz o custo de investimento. Compre um SSD de menor capacidade, nos dias de hoje, pelo menos 120GB de capacidade são indispensáveis. Instale o sistema operacional e todos os programas de uso prioritário nele e adquira um HD para armazenamento de arquivos e execução de programas secundários. Missão cumprida. Seu computador estará mais veloz do que nunca.
Mas atenção! Nunca extrapole na quantidade de espaço do SSD. Costume deixar, ao menos 20% do seu espaço livre, assim você terá sempre um bom aproveitamento da sua velocidade.
Caso você deseja estar recebendo conteúdo exclusivo se cadastre na nossa lista clicando aqui.