Quando você pensa em placa de vídeo, primeiramente você deve ter em mente com qual finalidade você irá usa-la. No mercado existem diversas opções, desde as de mais baixo desempenho até as placas de alto desempenho.
Para ter uma experiência ideal, de jogabilidade, é necessário que placa rode em pelo menos 60 FPS (Frame Per Second ou, em português, Quadros Por Segundo / First Person Shooter ou Tiro em primeira pessoa).
Atualmente a placa de vídeo de maior desempenho, encontrada em notebooks, é a GTX 1080, sua performance é incomparável. Sendo muito procurada pelo público gamer e também por alguns profissionais que utilizam programas gráficos.
A velocidade dessa placa é tão absurda que o usuário vai utilizar somente em FULL HD ou superior (2 ou 4K).
A GTX 1070 é a segunda da linha, porém por apresentar um preço mais acessível em relação à anterior torna-se mais viável.
É uma ótima placa para o uso da configuração SLI, ou seja, utilizar duas placas de vídeo simultaneamente, tornando sua performance superior à da placa GTX 1080.
Em sequência temos a Geforce GTX 980, bastante encontrada em notebooks gamer, de um ou dois anos atrás. Possui uma arquitetura de processamento mais antiga que as placas de numeração 1000, entretanto, observa-se que ela é mais eficiente que as de entrada da nova geração (por exemplo a GTX 1060). É possível obter FPS altíssimos, se o restante da configuração do notebook for adequada.
Em quarta posição temos a GTX 1060, é uma das placas top dessa geração, mas que ainda fica abaixo da melhor da última geração (GTX 980). Notebooks com essas placas possuem preços exorbitantes e o ganho é pequeno em relação a GTX 1050TI.
Por fim, temos a GTX 1050TI, que atualmente apresenta o melhor custo-benefício, sendo apenas um pouco inferior a GTX 1060, porém garantindo um ótimo desempenho e FPS.
Caso você deseja estar recebendo conteúdo exclusivo se cadastre na nossa lista clicando aqui.