A atual situação do Brasil não está propícia à aquisição de quase nenhum bem, porém, em alguns momentos isso se torna indispensável. Os notebooks, por exemplo, são produtos que ficam obsoletos com o passar do tempo e uma troca pode ser necessária. Entretanto, na hora de comprar um novo equipamento surgem dúvidas clássicas quanto ao processador, à memória RAM, à tela, e assim por diante.
Não existe uma receita para todo mundo, visto que cada pessoa irá usar a máquina para diferentes tarefas. Contudo, existem algumas formas de filtrar as pesquisas e encontrar os equipamentos mais viáveis para cada usuário.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas importantes para quem pretende adquirir um notebook novo.
- Para que eu vou utilizar o notebook?
Antes de começar a pesquisar, você deve pensar em quais tarefas vai realizar em seu notebook. De nada adianta pegar um notebook com configuração gamer para usar somente o Word. Da mesma forma, você não pode comprar um notebook básico e esperar grandes resultados para jogos. Não funciona assim. Existem vários perfis de máquinas (básico, intermediário, avançado e gamer) que variam tanto nas especificações quanto nos preços.
- Quanto eu posso investir?
Uma vez avaliada essa questão, é preciso pensar no orçamento, depois de ter esses dois parâmetros, você pode começar a investigar os modelos disponíveis no mercado.
É necessário avaliar alguns aspectos para a melhor escolha do equipamento. Entre eles estão:
- Tamanho e resolução de tela;
- Processador;
- Memória RAM;
- Armazenamento;
- Chip de vídeo;
- Além desses, temos que levar consideração o Sistema operacional e a Conectividade.
Os principais fabricantes de computadores oferecem modelos bastante interessantes de notebooks. Entre eles, tem-se:
- HP;
- Lenovo;
- Dell;
- Toshiba;
- Asus;
- Samsung;
- LG;
- Acer.
Estas empresas geralmente oferecem notebooks com recursos bastante satisfatórios, mas sempre há exceções, por isso, alguns cuidados são necessários:
- Verifique se a marca desejada possui uma ampla rede de assistência técnica;
- Confira se o fabricante fornece suporte por e-mail, chat on-line ou telefone;
- Fique atento ao prazo de garantia: embora a legislação brasileira exija garantia de, no mínimo, 3 meses, não adquira notebooks que tenham este prazo menor que 1 ano;
- E pergunte em fóruns de discussão se o modelo de seu interesse é confiável ou faça pesquisas na internet para encontrar opiniões.
Seguindo esses passos você conseguirá tranquilamente escolher qual equipamento se encaixam melhor no seu orçamento de investimento em relação à sua necessidade de uso do mesmo.
Quer receber mais dicas como essa, diretamente no seu e-mail?
Cadastre-se na nossa Newsletter e receba as melhores dicas em primeira mão. Cadastre-se AQUI