Bom, primeiramente já vou começar alertando sobre a limpeza interna do seu equipamento, que deve ser realizada frequentemente. Por que? Embora não conseguimos perceber facilmente, com o passar dos dias, poeira, pelinhos de cobertores, de tapetes e tantas outras sujidades acabam entrando no equipamento, e o acúmulo dessa sujeira é o principal causador do aumento da temperatura em notebooks.
Os componentes elétricos geram calor, e de alguma forma ele precisa ser eliminado, sendo este processo de responsabilidade do Cooler, também conhecido como ventoinha.
Grande parte da sujeira se acumula principalmente no cooler, o que causa o aquecimento excessivo do mesmo, obstruindo a passagem do ar frio e impedindo a dissipação do calor do processador.
Isso resulta na perda de rendimento nos processos (lentidão e travamento) e em casos extremos o desligamento do equipamento, por ter atingido uma temperatura muito alta (alguns chegam facilmente a 100° C), conhecido como superaquecimento.
O aquecimento por períodos de tempo muito elevados pode ocasionar danos à placa mãe do equipamento, na maioria dos casos reversíveis, porém podem ser também irreversíveis. Nesse caso, somente a substituição da peça danificada trará a máquina de volta ao funcionamento normal.
Dessa forma recomenda-se que seja feita uma limpeza interna em seu computador e principalmente seu notebook pelo menos uma vez a cada ano, porém se o equipamento estiver em um ambiente com muita poeira, essa limpeza deve ser realizada a cada seis meses.
Outro cuidado que você deve ter em relação ao seu notebook é quanto ao local de uso, por exemplo: evite usá-lo no colo e em cima de cobertores, sofá ou qualquer outro local que tenha tecido, pois eles soltam pelinhos. Ainda, prefira utilizá-lo sempre sobre uma superfície lisa, pois haverá uma melhor ventilação.
Quer receber dicas como essa em primeira mão diretamente no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo na nossa Newsletter clicando AQUI